5.Estereótipos da Subcultura Gótica.
Aqui colocarei os três principais tipos de estilo de roupas da subcultura.
Gótico Tradicional (Trad Goth)
O gótico original. Estivessem eles presentes nos anos 80 ou não, o trad goth valoriza a cena tradicional dos primeiros tempos, quando começou a evoluir do Punk.
Trad Goths veneram as bandas originais.
A moda se baseia, naturalmente, no look do período, que era fortemente influenciada pelo punk – redes, jaquetas de couro, piercing – associados ao forte uso de maquiagem, cabelos gigantescos e ocasionalmente alguma referência ao bondage. E, claro, muito preto.
Infelizmente, tradgoths muitas vezes acreditam que o gótico morreu e que a cena moderna lhes oferece apenas um consolo leve e passageiro. Os novos estilos musicais “góticos”, como o EBM, são provavelmente seu pior pesadelo.
Gótico Romântico (Romantic Goth)
Enquanto os TradGoths tendem a se concentrar na cena musical oitentistas, os góticos românticos focam o obscuro, sensual e misterioso mundo gótico criado pela literatura vitoriana e pelos filmes que a ela se seguiram. Em outras palavras, são mais gothic que goth (1), se isso faz algum sentido. Signos de identificação são veludo e renda, roupas esvoaçantes (geralmente de inspiração medieval ou vitoriana) e um amor pela poesia e literatura.
Portanto, não é exatamente surpreendente que os romantigoths sejam particularmente emotivos, criativos e sonhadores. Rosas mortas, cemitérios abandonados e caveiras são coisas recheadas de beleza para essas criaturas. As bandas favoritas tendem a ser aquelas que focam mais os aspectos introspectivos que o horror, e pode incluir-se algumas de ethereal ,bandas folk.
Cyber Goth
Cyber Goths são verdadeiramente a antítese de tudo o que é considerado gótico. Eles brilham como neon, veneram o futurismo e a tecnologia e escutam dance music, o que é tão diferente do gothic rock quanto possível.
Então por que eles são chamados de góticos no fim das contas? Pode ser porque a cena gradualmente evoluiu do Industrial, o eletrônico-experimental-primo do gótico oitentista. Pode ser também porque as letras das músicas favotias geralmente são tão profundas e depressivas para outros fãs. Pode ser porque eles têm um cabelo esquisito.
Identificar um cyber goth é fácil: eles serão as criaturas mais bizarras em qualquer clube com seus dread falls insanos, googles (NT: Um tipo de óculos), roupas futuristas com inspiração de raves, plataformas estratosféricas e uma mistura de coisas e pedaços brilhantes.
Apesar de alguns serem membros participativos da cena, os outros góticos parecem abominá-los. Especialmente os fãs de Industrial. Contudo, não se pode negar que a cena cyber é muito grande hoje e tem se tornado cada vez mais popular.
Não duvido que existem vários outros, mas atualmente na cena brasileiras, estes são os tipos que estão mais presentes.
Razor Nightwind
Postar um comentário