MODA GOTICA VERSUS MODA METAL.....

quarta-feira, 25 de novembro de 2009.




Muitas vezes as pessoas confundem um visual gótico com apenas “se vestir de preto” e ter um “visual trevoso”. E vamos a algumas constatações.

São poucas as bandas de gothic metal que usam ou já usaram algum visual mais glam ou mesmo gótico. Em geral as bandas de metal usam preto como cor principal. Quase nunca diferem desse tipo de coisa, usando roupas comuns, penteados comuns, apenas com uma aparência um pouco mais sombria. Mas nada que tenha alguma importância na concepção visual do seu estilo.

Isso se deve as heranças hard rock do metal. Bandas como Black Sabbath já adotavam um visual mais parecido com o que se vê hoje. Mesmo sem ser algo exagerado, essa concepção foi levada adiante.
Temos os visuais masculinos altamente agressivos. O uso despikes, corpse paint, cabelos compridos desgrenhados, rapazes geralmente fortes, roupas de couro, cintos com balas de armas. Jaquetas de couro com rebites. Expressões e gestos que expressem poder, atitude, força. Replicas de armas, em estilo medieval. Roupas que expressem o fator violento do som. Os visuais femininos tendem a parecer algo mais vulgar, com roupas mais juntas ao corpo, vestidos com aquele ar mais “antiquado”, pouca maquiagem. Cabelos sempre perfeitos, sedosos, compridos.
Já no visual gótico, há uma tendência mais glam, mais feminina. As roupas, por mais sombrias que sejam, nem sempre são pretas ou trazem aquele ar carregado e agressivo. Os homens tendem a usar sobretudos, capas, roupas femininas, maquiagem, penteados diversos. As mulheres possuem um apelo mais sensual e mais provocativo, usando menos da vulgaridade para compor seu estilo. Há o uso intenso de maquiagens, sombras e outros apetrechos. Muito embora seja uma forma mais exagerada de conceber um visual, o gótico não se torna agressivo. Ele deixa transparecer um sentimento mais nostálgico e menos “heróico”.
Isso acontece por conta dos valores. O heavy metal carrega valores altamente masculinos, que são a força, a conquista, a brutalidade, o machismo. Já o gótico, por herança do glam rock, traz no seu visual uma estética feminina, que se preocupa com detalhes, com as sutilezas e com a beleza. Esses são trabalhados, há todo um cuidado com o significado do visual atrelado ao som que tocam, coisa que passa desapercebida pelo metal.

8 Comentários:

EXPIRADO disse...

concordo! utimamente a galerinha está associando a cultura gótica a demonios,a sangue e coisas que está completamente fora de um "padrão".Não que seja um modo a rigor ou apenas um jeito, mas quem não sabe e quer se tornar um, geralmente segue um estilo muito trevoso.

Anônimo disse...

O Gótico bate mais comigo,
sozinho aflito
no silencio
e vendo reflexos das estrelas grito
Pela imagem e olhar profundo
sem desespero conectar ao mundo

Anônimo disse...

po

Anônimo disse...

Antes de criticar temos q conheçer =)

Anderson Hattore disse...

cá entre nós...hoje em dia as pessoas confundem EMOs com góticos, o que eu acho um tremendo absurdo!!!
Se eu coloco uma roupa preta, por onde passo eu vejo olhares de preconceito, olhares desconfiados e até mesmo de medo...
É lamentável que a sociedade insista em julgar pela aparência...e principalmente a generalizar...isso é lamentável....
Excelente blog! Eu sou de mairinque, não tem muitos góticos por aqui, mas de vez em quando, aparece uns aqui, outros ali, como meu amigo: "Lord Lacrimosa" ^^

Anônimo disse...

A cena gotica em sorocaba esta bem representada pelos UNICOS que nunca abandonam o estilo de vida . Parabens ao pessoal da Rosa Sombria

Anônimo disse...

BOSTA DE BLOG MORRAM TODOS

Unknown disse...

concordo plenamente com essa materia eu mesmo gosto muito de hard rock,heavy metal,gotico.
e kem me conhace sabe q eu me visto dos tres estilos e as vezes ate misturo os tres.
e quen critica ou zoa com esses estilos é por pura inveja e falta de cultura e conhecimento no cenario da musica.

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |