VISUAIS GOTICOS

quarta-feira, 25 de novembro de 2009.






É dado que os visuais da cena gótica começaram sob influência do glam rock. O estilo prezava por um visual andrógino, onde ficaria impossível de determinar o sexo da pessoa. Tínhamos homens parecendo mulheres, usando maquiagem, com todo aquele glamour. O som era mais voltado ao rock e tinha um apelo mais visual, pois era mais importante mostrar alguma coisa mais “visível”, por assim dizer. Isso não significa que o som era menos importante, apenas não era o foco do visual. O som das bandas glam é algo mais cheio de energia e, em alguns casos, misturado com o hard rock. Os grandes nomes do glam rock são o David Bowie, T-Rex e The New York Dolls.

Esse visual tem um apelo muito mais futurista. Começou nos anos 70, na Inglaterra, berço de boa parte das modas musicais do mundo.E tudo começara apenas como uma piada contra os grandes nomes da cena musical, como o Yes. Era uma forma descontraída de ir contra o movimento hippie, muito em voga na época.
Toda essa irreverência e estilo foram passados ao gótico através de uma série de fenômenos musicais. Assim como aconteceu com o visual punk, todo colocado como um sinal de rebeldia contra o sistema, com seus cabelos espetados, coturnos e outros adereços. Esse visual, rebelde, cairia de moda com as bandas de post-punk, que dariam um ar mais sombrio aos rebeldes.

O Joy Division já prenunciaria alguma coisa do visual gótico. Talvez a banda de post-punk mais famosa, eles adotavam um certo visual “retrô”. Sobretudos, roupas mais sóbrias, junto com um ar triste e melancólico em seus sons ajudaram a dar um certo “charme” ao que viria, mais tarde, a se tornar um visual gótico. Isso não quer dizer que o visual e a banda sejam góticos. Nunca foram. Apenas que a idéia desse visual já é perceptível a partir desse ponto

OS VISUAIS GOTICOS
É certo que a primeira banda a começar com a estética visual gótica foi a banda Bauhaus. Peter Murphy e os outros abusavam de um visual nitidamente inspirado no glam de David Bowie. Esse visual, sombrio, decadente, aliado a sua sonoridade mais introspectiva deram a banda a alcunha de gótica. Não é por menos que são dados como os inventores do gótico, com seus penteados e roupas que pareciam antiquadas, indo contra o ideal moderno que se tinha na época.
O The Cure também ajudaria na concepção visual do gótico. Robert Smith usava de roupas escuras, sobretudos, coturnos e penteados inspirados na moda punk. Certamente o seu som melancólico atraia muitos jovens, o que fez com que eles também adotassem esse visual mais denso e carregado. Tanto que esse visual é usado como referência entre quase todas as bandas e fãs do estilo gótico. Mais tarde, cansado disso, o The Cure voltaria seu som a algo mais pop e seu visual em algo mais alegre e feliz
Siouxsie and the Banshees criou, sob a figura de sua vocalista, boa parte do visual dark que viria a ser incorporado na cena gótica. Maquiagem pesada, roupas fetichistas e performances que influenciaram muita gente ao longo dos anos 80 em diante. Se tem hoje a banda como influente até mesmo em bandas não-góticas. Scarlet, vocalista da banda italiana Theatres des Vampires mostra, em seu visual, claras referências a Sioux Siouxsie, mesmo em sua fase mais black metal.
A moda, gótica, contudo, só ganharia esse estado graças a um clube londrino, a Batcave. Seu foco era a new wave e o glam rock. Com o tempo, passou a incorporar o gothic rock como foco principal de suas atividades musicais. Pessoas como Robert Smith, Siouxsie Sioux, Steve Severin, Foetus, Marc Almond, Nick Cave e Danielle Dax eram freqüentadores desse clube. Por conta disso que a moda dark começou a ser incorporada a uma nascente cena gótica. Movimentos como o gothic rock, dark cabaret e deathrock ganharam força com o advento da batcave. Nela começaram também os experimentos com música eletrônica, visível em boa parte das bandas de darkwave

2 Comentários:

Anônimo disse...

adorei muito legal... parabéns lady darkness... bjos maléficos e sombrios

Anônimo disse...

Parabéns pelo site é um dos poucos em que não se le besteira.

Gostei da forma como vocês descrevem a cultura gótica e me senti muito bem vendo as fotos espero um dia poder conhecer a noite de Sorocaba.

Saudações a todos .

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |