Cosplay: a arte de vestir seu sonho! POR :Onçana Khymato

sábado, 6 de novembro de 2010.


Vamos falar sobre a divertida e fascinante arte do cosplay!

Cosplay, Cosplayer, Cosmaker…

Cosplay (pronuncia-se Côsplei ) é a junção das palavras inglesas Costume (traje, fantasia) e Play (brincar). Mais do que uma simples brincadeira de se vestir, o cosplay pode ser descrito como a arte de encarnar um personagem!

Ao contrário das fantasias comuns de Carnaval e Halloween, que muitas vezes são simples improvisos com algumas peças de roupa cotidiana, um cosplay é uma fantasia construída com fidelidade de detalhes às vestes de um personagem originário do mangá, animê, HQ,games, cinema, livros, etc. Produzir a própria fantasia é uma aventura à parte: ir a lojas comuns em busca de tecidos, sapatos e toda sorte de acessórios é ao mesmo tempo cansativo e estimulante… E muito recompensador quando você vê o trabalho ponto!

Os Cosplayers, como são chamados os que vestem cosplay, encontram nos eventos de animê a chance de usar seus cosplays. Na verdade, se tornam parte da atração dessas festas, que sem eles não passariam de meras feiras de produtos de entretenimento.

Empolgante é a palavra que melhor descreve a sensação de ‘ser’ um personagem por um dia! Lembra de quando você era criança e amarrava uma toalha nas costas pra brincar de super herói? É uma alegria parecida, só que agora você é jovem/adulto, suas roupas são muito mais convincentes e você pode brincar à vontade o dia todo. Pode participar de concursos, subir no palco e interpretar pra todos verem ou simplesmente ficar circulando por entre o povo e posando pra fotos! Muitas e muitas fotos!

Vou por aqui a foto de um de meus cosplays: a personagem é TiraMisu, do animê Bakuretsu Hunters!

Já os Cosmakers são as pessoas que se especializam em produzir as roupas e acessórios de cosplay, afinal, são poucos cosplayers que sabem costurar e tem habilidades manuais para fazer suas próprias fantasias. Eu já trabalhei como cosmaker por dois anos, mas a atividade me tomava todo o tempo e eu não estava conseguindo conciliar com minhas tarefas como desenhista. Confesso que era algo mágico trazer pra vida real roupas e aparatos que a princípio só existem em desenhos. Usá-los então, nem se fala!

Um pouco de história:

Desde a década de 30 já havia a WorldCon (World Science Fiction Convention), nos Estados Unidos; um evento onde algumas pessoas se fantasiavam de personagens de filmes, mas ainda não havia concursos nem representações. O cosplay tal qual conhecemos hoje teve origem na década de 80 no Japão, na COMIKET, o primeiro evento do país voltado para animes/mangás. A prática foi introduzida no evento (e consequentemente no Japão) por Nobuyuki Takahashi.

No Brasil, o cosplay veio a surgir apenas em 1997, quando a extinta ABRADEMI(Asssociação BRAsileira de DEsenhistas de Mangá e Ilustração) promoveu a 1ªMANGÁCON. Na época éramos cerca de 12 fantasiados (sim, eu estava lá!).

De lá pra cá, a cena cresceu monstruosamente. Hoje em dia há eventos praticamente o ano todo, no país todo e patrocinados por mega empresas de entretenimento. A parte ruim da massificação do cosplay é que com os grandes concursos e os prêmios oferecidos neles, perdeu-se o caráter de pura diversão e interação entre os cosplayers e cresceu a idéia de competição e de ‘superproduções’ entre pessoas em busca de fama.

Evite a gafe! ‘Fulano ganhou muitos prêmios, já é cosplayer profissional… ’ - Não se deixe enganar: Cosplay é um Hobby, não é profissão. Portanto, não existem cosplayers profissionais! Um cosplayer pode ganhar concursos e se tornar famoso, mas ninguém ganha salário pra vestir cosplay. Quem ganha pra se fantasiar e posar pra fotos é Modelo, não é Cosplayer!

Ah, e cosplay também não é estilo de vida! Os cosplayers não usam suas fantasias no cotidiano. Se você encontrar alguém fantasiado no metrô ou andando pela rua, saiba que não é um louco: é só um cosplayer tentando chegar ao evento!

5 Comentários:

Onçana disse...

Que surpresa feliz encontrar meu texto, devidamente creditado, ajudando a propagar a cultura do cosplay pra quem ainda não conhece!

Tenha um bom domingo!
Khysses

gothic sorocaba disse...

A cultura do cosplay è maravilhosa e sua matèrai ainda excelentemente excepcional Oçana^^ MUITO OBRIGADO!!

Lucas Venditti disse...

por favor gostaria de sabe se tem algum lugar que me ajudaria a fazer um cosplay sob medida aqui em sorocaba me manda alguma ajuda des de já agredeco.

meu email é: lucasvenditti@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi gostaria de sabe se tem algum lugar quefazcosplay sobre medida em sorocaba para um evento que vaiter em julho mande para mim o quanto antes meu email e luc-braga@hotmail.com valeu falou em me mande o maisrapido possivel em

Anônimo disse...

Olá, eu gostaria de saber se você conhece algum lugar em sorocaba que me ajudaria a fazer cosplay sob medida, me informe algo o mais rápido possível! laura32136462@live.com obrigada desde já.

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |