CABARET

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011.

(1972, Cabaret, de Bob Fosse, com Liza Minelli)

"Divine Decadence, darling!"...é a frase que marca a protagonista. A atriz Liza Minelli compõe um figurino inesquecível no papel de uma cantora de cabaré (Sally Bowles) que sonha em ser uma estrela e é apaixonada por um rapaz bissexual. Mas logo o destino começa a lhes pregar peças…
Baseado na obra do escritor Christopher Isherwood (nos musicais derivados deste) e sua descrição sobre a ebulição cultural da "Cabaret Culture" durante a República de Weimar (período democrático mas conturbado por crises econômicas no entre guerras 1919- 1938) na Alemanha obscurecida pela ameaça representada pela ascensão do Nazismo.
Segundo o escritor Patrice Bollon, o visual deste filme musical teria influenciado o Bromley Contingent (do qual emergiu, entre outros, Siouxsie Sioux). Coincidindo com o imaginario "glam-decadent" da época Glam dos anos 70, a estética e temática do filme teria virado moda em certos círculos londrinos e influenciado o grupo Bromley Contingent, ligados à loja de roupas Sex de Malcoln Maclarem e da estilista Vivienne Westwood, que na época organizaram e vestiram os Sex Pistols. Do Bromley Contingent emergiram várias estrelas do Pos-Punk e Goth. O fato de um dos integrantes deste grupo ter adotado o codinome "Berlim" e os demais, como os futuros integrantes do Siouxsie and The Banshees adotarem na época (1976-77) uma estética tipicamente de cabaret e vaudeville, atestam a influência direta.

Comentários:

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |