O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Històrias/ de TIM BURTON

segunda-feira, 29 de agosto de 2011.

A SURPREENDENTE POESIA DE TIM BURTON!


Papai Noel às vezes comete seus enganos:
Dar um ursinho de pelúcia pra Luciano,
Que foi atacado por um urso-negro este ano!


Tim Burton é conhecido como cineasta, por sucessos como "Edward Mãos de Tesoura", "Ed Wood Jr." e "Noiva Cadáver", entre outros. Mas, há alguns anos, Burton se dedica também à literatura. Seus poemas de "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", publicado nos Estados Unidos em 1997, agora são editados no Brasil.


Entretanto, considerá-lo uma obra destinada ao público infantil pode causar, à primeira vista, estranheza em razão do tom politicamente incorreto, soturno e desesperançado dos 23 poemas que o constituem. No universo de personagens bizarros, que se caracterizam fisicamente pelo grotesco, disforme e, até mesmo, inumano, um olhar mais atento perceberá que o livro suscita reflexões sobre vários temas atuais.

O Bebê Âncora, por exemplo, é resultado da união de "uma diva vinda do mar" com um roqueiro sem endereço fixo. Como o relacionamento entre eles não anda nada bem, acreditam que uma criança poderá resolver as dificuldades e, para surpresa de ambos, o rebento é uma pequena âncora, enferrujada e presa a uma corrente.

Na mesma linha, o Menino Robô - fruto da "união carnal" entre a mãe e o forno de microondas - ocasionalmente é confundido com uma lata de lixo. Como este, outros personagens são alvo da rejeição, da intolerância e da discriminação apenas por serem diferentes. A menina no parque, "uma tremenda gatinha", tem nove olhos e, ao pensar nos problemas que teria se precisasse usar óculos, chora, inundando tudo à sua volta.

No pólo oposto, o menino de pregos nos olhos tem problemas ópticos, mas não se deixa abater e constrói sua própria árvore de natal, mesmo que toda desengonçada. A fazer-lhes companhia, estão, entre outros, o Menino Mancha, que espalha seus borrões por onde passa; o Menino Múmia, de cuja cabeça saem insetos de todo tipo; e Benjamin, o terrível menino Pingüim.

Se as relações afetivas e os conflitos pessoais são o mote para vários poemas, há espaço também para uma ácida crítica à relação homem-natureza. Com Breno, o Menino Veneno, que adora amoníaco, amianto e fumaça de cigarro e cujo brinquedo favorito é um frasco de aerossol, ele chama a atenção para os problemas do meio ambiente.


E para construir esse universo mágico, surreal, o autor também assina as ilustrações, todas com seu característico traço gótico.


Já a tradução de Márcio Suzuki encontra soluções muito criativas, que preservam os jogos de palavras, as figuras de linguagem e a métrica do original, permitindo ao leitor apreciar o trabalho de Burton em sua inteireza.

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

Tim Burton

Tradução de Márcio Suzuki

Editora A Girafinha

124 págs.

Por: DIDA BESSANA

FONTE DESTA MATÈRIA:
http://educacao.uol.com.br/resenhas/o-triste-fim-do-pequeno-menino-ostra-e-outras-historias.jhtm

Comentários:

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |