GÒTICO,o estilo sombrio està novamente na moda!

domingo, 5 de junho de 2011.






Visual sombrio, com muito preto, maquiagem carregada e pele pálida. Essa série de características são facilmente relacionadas com o estilo gótico, que há tempos influencia a moda com sua estética soturna e misteriosa. Para fazer uma retrospectiva e prestar uma homenagem, o importante museu do Fashion Institute of Technology (FIT), de Nova York, inaugurou nessa semana (setembro de 2008) a exposição Gothic: Dark Glamour. Ao que tudo indica, o visual fará sucesso nos próximos meses.

A palavra gótico faz referência aos godos, uma tribo do leste da Alemanha que teve importante papel na queda do Império Romano do Ocidente. Durante o Renascimento, essa expressão ganhou um tom pejorativo, significando algo bárbaro e ultrapassado. Foi aí que a arquitetura da Idade Média começou a ser chamada de gótica, sendo considerada pouco refinada para os padrões do Renascimento. Já nos séculos XVIII e XIX, o termo foi usado para designar escritores como Edgar Allan Poe e Bram , que tratavam de temas macabros, como morte, monstros e vampiros.

O espírito gótico foi resgatado pelos jovens ingleses no final da década de setenta. Usando roupas pretas repletas de crucifixos e caveiras, com penteados desarrumados e maquiagem muito carregada, os seguidores desse movimento buscaram inspiração na morbidez e no romantismo, cultuando a tristeza e a melancolia. Bandas como The Cure, Siouxsie and the Banshees, Bauhaus e The Cult ajudaram a levar o estilo para o grande público, tornando-o muito popular durante os anos 80.
Desde então, a moda e os mais importantes estilistas vêm buscando no visual gótico inspiração para muitas de suas criações. Karl Lagerfeld, John Galliano, Jean Paul Gaultier, Christian Lacroix, Thierry Mugler e Yohji Yamamoto são só alguns dos grandes criadores que irão participar da exposição do FIT com roupas que buscaram referência no estilo gótico. E para provar que o look gótico vai estar com tudo na próxima estação, elementos obscuros e macabros apareceram nos últimos desfiles de inverno de renomadas grifes internacionais como Givenchy, Zac Posen, Rodarte e Vera Wang.

Adaptar o visual gótico para roupas do dia-a-dia não é complicado. Uma boa idéia é apostar no look preto total, combinado com acessórios prateados ou vermelhos. Rendas, corpetes e sobretudos também ajudam na hora de montar a produção. A maquiagem pode ser um pouco mais carregada, com pó ou base clara, lápis ou delineador preto e batom vermelho. Mas cuidado para não ficar com a expressão muito carregada. Uma boa dica é buscar inspiração nos filmes do cineasta americano Tim Burton, um dos mestres em reproduzir a estética gótica no cinema, como fez nos filmes Sweeney Todd e Edward Mãos-de-Tesoura. Mas cuidado para não se empolgar muito e sair de casa parecendo a protagonista de Noiva Cadáver.





DISPONÍVEL EM:http://www.spectrumgothic.com.br/gothic/materias/estilo_sombrio.htm

2 Comentários:

Thiago Fernando (James) disse...

hum,de certa forma é meu maior medo,que realmente se torne "moda" isso,porque,o estilo gótico tem é mt mais né que,"moda" é algo da alma,são coisas da auto caracteristica e personalidade,que a definem ou a te encaixam em tal estilo,é só uma forma de nomear ou reconheçer em palavra sua filosofia de vida,é apenas um jeito seu de ser,e de viver,que entra dentro do estilo e assim vc é considerado gótico,porque tbm,se,se tornar moda...todos irão se vestir de tal maneira para que esteja na moda,e não pq são realmente assim,seria uma forma de ridicularizar o gótiquismo...seria,"comum",deixaria de ser pessoas que vivem,de verdade,que por serem diferentes,são pessoas de verdade,teem seus gostos de verdade,intende...não sei se sou totalmente contra sobre virar moda,seria mais pra se livrar de ver coisas idiotas como calças coloridas,mas...não seria mt bom,por se tornar,comum,talvez...

Thiago Fernando (James) disse...

apenas se tal coisa,ser usada entre os que ja são,os que realmente,fazem parte,desse estilo...ai eu não veria nada contra,como tem ali uma parte dizendo sobre,trazer isso pro dia a dia,é uma coisa que eu tento mt...uashuhas...pra se sentir bem sempre...bom,vai de cada pensamento e opiniao né...

Postar um comentário

 
:.::GOTHIC SOROCABA::.: © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |