Aplicação do termo nas culturas Pop e Underground
É nessa época que é publicado a primeira aparição do mais  sinistro e curioso herói das HQs americanas: o Batman. Criado Bob Kan e Bill Finger, o novo herói surge após o grande sucesso do  Super Man e a necessidade mercadológica de explorar um novo personagem.
Batman é o alter-ego (persona) do ricaço Bruce Wayne, que se  veste de homem-morcego para combater o crime na nebulosa Gotham City,  como forma de vingança pela morte dos seus pais.  
Fã da cultura vampiresca, especialmente das estórias ligadas ao  personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo,  com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi  Finger quem deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado.
Para esconder sua identidade ao mesmo tempo em que atua como  Batman, Wayne cria a Batcave (conhecida como Batcaverna nas HQs daqui do  Brasil) que é o seu quartel-general, localizada em uma gruta abaixo dos  alicerces de sua mansão.
The BatCave Club. Lodres, 1982.Nesse tópico não vou me atrever a detalhar precisamente os movimentos musicais citados, pois não é o foco nesse momento, mas a quem desejar conhecer mais, sugiro esse glossário (acesse este link), que tem importantes informações a sobre o assunto.
Com o enfraquecimento do movimento punk no final dos anos 70,  surgem na cena underground novas camadas e propostas musicais ainda com  suas raízes no punk, mas distanciando quanto a sua temática principal e  adicionando novos experimentos sonoros. Nos Estados Unidos, por exemplo,  temos a cena “Death Rock”, movimento musical que é representado, por  exemplo, pelas bandas: Christian Death, 45 Grave, Super Heroines, Shadow  Project, Cinema Strange, etc, e na Inglaterra temos o “Post Punk”, com  as bandas: Alien Sex Fiend, Joy Division, Bauhaus, Siouxsie and The  Banshees, The Cure, etc. De uma forma geral, as abordagens dessas bandas  se distanciam do punk por sua forma mais poética e literária de  expressar a sua mensagem, buscando influências na literatura, cinema de  horror, temas existencialistas, morbidez, surrealismo, performances  teatrais, etc. No campo sonoro, aqui se experimentou muito, onde por  influências subjetivas dos músicos, promoveu uma grande fragmentação em  novos estilos musicais – como pode ser observado no link citado.
O som Post Punk e a música com atmosfera assustadora receberam  dos europeus o termo “batcave” por uma influência especial localizada no  país: o The  BatCave Club.  
Ele foi um bar noturno em Londres, que em 1982 quando abriu as portas,  especializou-se em new wave e glam rock, focando mais tarde no rock gótico. Ele é considerado o local de origem da subcultura gótica inglesa e emprestou o termo "batcaver" usado  para descrever os fãs do rock gótico e death rock em todo o mundo por  ser um dos mais famosos locais de encontro para os primeiros góticos.
ConclusãoComo pode ser observado, o termo batcave tem forte influência  nessas culturas apresentadas, inspirando tendências culturais e  mercadológicas. Basta observar o enorme número de mercadorias explorando  o personagem, filmes, personagem que seguiram a mesma fórmula “dark” de  criação, etc. Um exemplo bem próximo aqui em São Paulo é a loja Batcave  (fechada a pouco tempo) localizada na Galeria do Rock em São Paulo, que  vendia artigos de moda, musica, arte e acessórios voltados ao público  “dark”. Além dela, se pesquisar na web, poderá encontrará outros  projetos muito parecidos batizados pelo mesmo nome.   
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