As novas mídias e a interação entre as pessoas.

domingo, 5 de junho de 2011.

Com o surgimento das novas mídias, a interação entre as pessoas passou a ser por meio da Internet. Pois tornou-se mais fácil acessá-la. Principalmente por causa das mídias sociais. Estas que estão sendo cada vez mais adaptadas à todas as novas plataformas/artefatos criados. Hoje, não se pensa mais na criação de um site com um conteúdo específico apenas. Quando se fala de Internet, está totalmente ligada à interação entre pessoas e isso acontece com as mídias sociais e em consequência, com as novas mídias.

Por volta dos anos 70, existiam as tribos urbanas, termo cunhado pelo sociólogo francês Maffesoli, um pouco depois, em 1985, em seu livro "O tempo das tribos" (MAFFESOLI, 2006).
Neste livro, ele relata como as pessoas interagem nas tribos urbanas. Antigamente, se dava nas grandes metrópoles, onde uma pessoa unia-se a um grupo pela afinidade, por querer ser igual ao grupo e assim ser diferente aos demais, ou simplesmente pela necessidade de inclusão social.

Ao passar dos anos e a evolução da Internet, em que as pessoas consomem mais informações, num futuro não muito distante, elas serão parte de todas, se não muitas tribos urbanas. Hoje as tribos não são mais tão urbanas, pois elas podem crescer no meio digital e sair para as ruas, ou apenas crescer e morrer no meio digital. O que antes era exclusividade, hoje já não se é. Maffesoli em seu livro, explica que a pessoa não é única e exclusivamente de uma só tribo, podendo participar de várias outras. As novas mídias juntamente com as mídias sociais, propiciam ao indivíduo, fazer parte de quantas tribos quiser e ao mesmo tempo, podendo interagir com o maior número de pessoas possíveis. O que era antes um grupo de pessoas reunidas, num ambiente com contato físico, hoje o grupo de pessoas se reúnem virtualmente com pouco ou nenhum contato físico, ao qual a interação torna-se apenas virtual.

No aspecto cultural com o surgimento e crescimento das mídias sociais, a cultura de uma tribo praticamente é banalizada. Hoje vê-se muitas pessoas participando de algumas tribos, porém não reconhecendo sua ideologia fundamental e nem ao menos representando isto. Faz-se parte simplesmente pela tendência e modismo ao qual ela representa. Ao contrário do que eram as tribos antigamente, em que se fazia parte por ser uma subcultura, por ter ideologias e fundamentos contrários ao da sociedade da época. Hoje com as novas mídias, o fácil acesso as informações, praticamente é adotado várias tribos a cada dia. Por exemplo, quanto ao querer se sentir aceito num meio, o indivíduo busca referências na Internet, com outras pessoas nas redes sociais e passa a ser um outro "personagem". E assim sucessivamente, pois para ser aceito na sociedade hoje, e continuar nela no seu futuro, é necessário estar conectado.

Assim como no aspecto econômico, as mídias sociais ou redes sociais tem gerado um grande conflito de conhecimentos nas empresas. Todos querem estar nas mídias sociais, porém nem todos podem e conseguem. E assim são criados novos cargos, por exemplo os "Analistas
de mídias sociais" , ao qual exercem a função de estudar e pesquisar a influência de uma marca no meio destas mídias, e inúmeras outras funções que são criadas com diversos nomes, querendo e até exercendo a mesma função, porém como é algo novo, ainda não há um padrão específico. Ou seja, as redes sociais com as novas mídias tem gerado novos modelos de
emprego, cargo e função.


Já na política, ainda não se sabe para onde irá chegar, com o uso das redes sociais e principalmente nas novas mídias. Temos um exemplo, em que Barack Obama, conseguiu a sua candidatura com a ajuda do bom uso delas. Portanto outros seguem o seu exemplo, mas não se sabe se conseguirão atingi-lo, pois é uma "ferramenta" instável e que tem as suas diversidades.

A tecnologia hoje, pensa na criação dos novos artefatos diretamente na interação entre as pessoas e com isso as redes sociais. Pois o que tudo indica é que a cada passo as pessoas estarão mais sozinhas em seus lares, porém ligadas à milhares de pessoas ao mesmo tempo, já que esta é a maneira mais cômoda de estar junto.

As redes sociais crescem numa velocidade grande e o papel do design de interação nesta situação é a criação não apenas de mais um artefato para isto, porém um espaço em que
a verdadeira interação entre as pessoas aconteça, não somente a interação através de uma nova mídia, mas também a interação física.
Essa discussão também foi abordada no Trabalho de Conclusão de Curso: Moda na Música (POSSEL, 2009), onde a criação de um rede social para interação entre tribos distintas, foi a sugestão, para que a interação entre as pessoas aumente e não somente no aspecto virtual.

Assim, com o design de interação, acredita-se na melhoria da interação entre as pessoas, que
não seja apenas no âmbito de uma nova mídia qualquer, mas sim no âmbito físico em que a interação entre as pessoas pode proporcionar.



Referências bibliográficas



GOMES, Wilson; FERNANDES, B.; REIS, L. e SILVA, T.Politics 2.0: a campanha online de Barack Obama 2008. A COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte – MG, março de 2009. GT: Comunicação e Política. Disponível em: <
http://www.compos.org.br/data/trabalhos_arquivo_coLnOeHawsakx.pdf>
Acesso em: 14 jun. 2009



MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4 ed. São Paulo: Forense Universitária, 2006

POSSEL, Monica. Moda na música: criação de website para interação entre duas tribos
urbanas – góticos e punks. 2009. 114 f. Monografia (Bacharelado em Design – habilitação em Programação Visual) – Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Joinville.




Observações
Este texto foi originalmente publicado no site da Pós Graduação em Design de Interação: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/4829 ,
Com direito autoral reservado à Monica Possel.

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